4 – O CHAKRA ANAHATA: 

 

Este chakra, com doze pétalas, localiza-se na região do coração. Compassivo, representa a revelação dos mistérios do tempo e do espaço. O chakra Anahata pode ser considerado um centro de consciência, e que é aqui que se pode ouvir o som que vem sem o embate de duas coisas uma na outra.

Cardíaco do sânscrito "Anahata" que significa "Invicto", "Inviolado". É o chacra responsável pela energização do sistema cárdio-respiratório. É considerado o canal da movimentação dos sentimentos. É o meio de ligação energética entre os sentimentos inferiores e os superiores. É o chacra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Quando não recebe, armazena e irradia energia suficiente, causa depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito. Quando recebe, armazena e irradia energia em excesso, causa inconstância afetiva, a pessoa apaixona-se a todo momento, vivencia um estado euforia afetiva ou apega-se a tudo e a todos com muita facilidade, causando diversas frustações. Quando está energéticamente equilibrado, facilita as relações pessoais, as relações afetivas duradouras e positivas ou o equilíbrio emocional.

Localização = Plexo cardíaco, centro do peito, região do coração.
Correlação física = Ligado à Glândula Timo.
Pétalas = Doze
Bija Mantra = Yam
Elemento = Ar
Loka (Plano) = Maha - equilíbrio
Nota musical = Ga (Mi)
Cor primária = Verde
Símbolo = Estrela de seis pontas
Animal associado = Antílope ou Cervo.
Cristal = Quartzo Verde (Aventurina) ou Esmeralda.

A fraternidade, o amor, a compreensão, a solidariedade, o perdão, a esperança, a confiança nos outros, etc., são as qualidades relacionadas a este chakra. Pessoas com este chakra balanceado são contentes, tem visão muito ampla e conseguem enxergar os assuntos cotidianos de todos os ângulos. Tem profunda compreensão da natureza humana o que proporciona a habilidade de ajudar os outros, resolver conflitos e confusões, sem esforço. Quando este chakra está muito fraco a razão se rende às fortes emoções e a pessoa sofre muito porque quer dominar os outros pela força e encontra tremenda resistência. Perdendo a habilidade de discernir entre o certo e o errado, perde a confiança dos outros resultando em experiências amargas.

fonte: http://www.verdor.org/projecao_astral/anahata.htm

 

voltar -