7 – O CHAKRA SAHASRARA: 

 

A este dá-se o nome de Lótus das mil pétalas; em suas pétalas, todas as cores se combinam, e ele abrange todos os sons. Localiza-se na coroa da cabeça. Poder-se-ia dizer que é presidido por Brahma, pois aqui se encontram a Kundalini – Shakti, de modo que ele volta a unir-se a Brahma. O brilho das mil pétalas do lótus é a expressão da iluminação. O chakra Sahasrara, portanto, sinônimo de samadhi, é onde ocorre a explosão na consciência cósmica.

Coronário do sânscrito "Sahashara" que significa "Lótus das Mil Pétalas". É o chacra mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. É o chacra por onde penetra a energia cósmica. Quando não recebe, armazena e irradia energia suficiente, causa alienação, falta de fé ou descrença total na divindade. Quando recebe, armazena e irradia energia em excesso, causa fanatismo, convicções distorcidas sobre a espiritualidade ou um apego descabido à religião. Quando está energéticamente equilibrado, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. É muito importante na telepatia, na mediunidade, na expansão da consciência e na captação de conhecimentos elevados.

Localização = Topo da cabeça, Plexo cerebral, corpo caloso.
Correlação física = Ligado à Glândula Pineal ( epífise).
Pétalas = Um mil (na verdade são 972 pétalas, mas convencionou-se chamar de mil pétalas.
Bija Mantra = Brahmarandra, Visarga – som aspirado, essência de todos os sons, Alap ou OM.
Elemento = Adi tattva – Princípio Original ou a Consciência.
Loka (Plano) = Satya loka.
Nota musical = Sá (Dó).
Cor = todas as cores reunidas.
Símbolo = Um circulo maior com um circulo menor dentro.
Animal associado = Nenhum.
Cristal = Ametista.

O último chakra coronário representa o próprio ser que corresponde ao Brahman. A realização deste chakra geralmente acontece no estado profundo de meditação. Neste estado não existe nenhuma barreira, ele atinge a união e se torna a parte integrante do Brahman – O onipresente, onisciente e onipotente. Não existem mais sentimentos, emoções e desejos. A pessoa é agraciada com todos os poderes imagináveis mas transcende qualquer desejo de usá-los. Ela participa do mundo como testemunha e não como envolvido e desfruta do estado de felicidade interminável, porque estabeleceu um perfeito equilíbrio nos cinco corpos.

fonte: http://www.verdor.org/projecao_astral/sahashara.htm

voltar -