5 – O CHAKRA VISSUDHA: 

 

Com dezesseis pétalas roxas e enfumaçadas de lótus, localiza-se na região da garganta. O chakra Vissudha, está ligado à purificação da inteligência e associa-se ao éter e ao sentido da audição.

Laríngeo do sânscrito "Vishuddha" que significa "O Purificador". É o responsável pela energização da boca, garganta e sistema respiratório. Quando não recebe, armazena e irradia energia suficiente, causa falha constante na comunicação e por mais que a pessoa fale não consegue ser compreendida, provaca distúrbios nas cordas vocais, faringe e laringe. Quando recebe, armazena e irradia energia em excesso, causa ressecamento dos orgãos dos sistema respiratório por excesso de falar, além de provocar a irritação das pessoas com as quais fala, pelo fato de falar em demasia. Quando está energéticamente equilibrado, facilita psicofonia e a clariaudiência. É considerado também um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chacras superiores (cabeça). É o chacra responsável pela expressão criativa (comunicação) do ser humano com o mundo.

Localização = Plexo carótida, região da garganta.
Correlação física = Ligado à Glândula Tireóide (e paratireóides).
Pétalas = Dezesseis
Bija Mantra = Ham
Elemento = Akasha – Éter
Loka (Plano) = Gyan loka
Nota musical = Ni (Si)
Cor primária = Cinza prateado
Símbolo = Um Círculo dentro de um Triângulo (com uma ponta para baixo).
Animal associado = Elefante
Cristal = Turqueza

A comunicação está relacionada a este chakra. É a ponte entre o coração e mente. Com este chakra balanceado a comunicação para planos inferiores e superiores acontece com muita harmonia. O elemento Akasha representa a essência de todos os elementos densos, a pessoa já tem domínio sobre seus sentimentos, emoções e problemas cotidianos. A busca do conhecimento verdadeiro fica em primeiro plano ultrapassando as barreiras de cultura, religião e origem. O indivíduo começa agir em vez de reagir aos impulsos dos sentidos. O fé se afirma e aumenta a capacidade de julgamento sem discernimento e preconceito. O maior problema que pode ocorrer nesta busca frenética, é que a pressa e a impaciência pode levar aos caminhos obscuros e a pessoa se perde seguindo os falsos gurus (orientadores), que prometem realizações instantâneas.

fonte: http://www.verdor.org/projecao_astral/vishuddha.htm

 

voltar -