3 – O CHAKRA MANIPURA: 

Tem dez pétalas de lótus e localiza-se no plexo solar. Este chakra é menos orientado para a terra do que os chakras Muladhara e Svadhisthana, e pode ser considerado mais como centro emocional. O chakra Manipura associa-se com o fogo e com o sentido da visão.

Umbelical do sânscrito "Manipura" que significa "Cidade das Jóias". É o responsável pela energização do sistema digestório. É considerado o chacra das emoções inferiores. Quando não recebe, armazena e irradia energia suficiente, causa enjôo, medo ou irritação constante. Quando recebe, armazena e irradia energia em excesso, causa dores estomacais, mal estar geral ou agressividade. Quando está energéticamente equilibrado, facilita a percepção das energias dos ambientes.

Localização = Cerca de dois centímetros acima do umbigo. Plexo solar, plexo epigástrico.
Correlação física = Ligado à Glândula Pâncreas.
Pétalas = Dez
Bija Mantra = Ram
Elemento = Fogo
Loka (Plano) = Swa
Nota musical = Ma (Fá)
Cor primária = Vermelho escuro
Símbolo = Triângulo (com uma ponta para baixo).
Animal associado = Carneiro
Cristal = Citrino

Os primeiros chakras envolvem energias que fazem a pessoa sentir confortável no mundo externo, este chakra está associado ao relacionamento com o próprio ser. Dependendo da fluência das energias a força de vontade deste chakra adiciona poderes à consciência mundana através do primeiros chakras ou abre as portas para a consciência superior relacionada com próximos chakras. Quando a energia do fogo é canalizada adequadamente, eleva o ego ao máximo de proeminência e as experiências emocionais são extremamente intensas. A pessoa supera o medo da perda e o instinto de reação; a retaliação e a vingança são dominadas. Desenvolvendo uma forte relação com o próprio ser, a pessoa cria a confiança em si que é a base para se alcançar os objetivos sem prejudicar os outros.

fonte: http://www.verdor.org/projecao_astral/anahata.htm

voltar -